Aquax Pranchão Pro
MESSIAS LEVA A ETAPA E EDVAN É BI!!
2 - Pablo Paulino (CE)
3 - Michel Roque (CE)
4 - Franklin Serpa (BA)
2 - Pablo Paulino (CE)
3 - Michel Roque (CE)
4 - Franklin Serpa (BA)
ASP anuncia atletas e calendário do Circuito feminino 2009 | ||
26/12/2008 | ||
As novas caras do WCT são as novatas: Sally Fitzgibbons, da Austrália (18 anos), a brasileira Bruna Schmitz (18 anos), Paige Hareb, da Nova Zelândia (18 anos) e as havaianas Alana Blanchard (18 anos) e Coco Ho (17 anos). A nova geração entra no circuito com muita força, fato bem representado pela australiana Stephanie Gilmore, que se consagrou atual bicampeã mundial aos 20 anos de idade. Stephanie Gilmore, ganhou o Billabong Pro Maui e o título Vans triple Crown, ao derrotar a havaiana Melanie Bartels, 26, na final e conseguiu assim a sua segunda vitória no Billabong Pro Maui nas condições perfeitas de 2 a 3 pés (1 metro) no Ho’okipa Beach Park. Steph alcançou assim o seu primeiro título Vans Triple Crown. “É uma sensação incrível ganhar o título Vans Triple Crown. Tivemos realmente ondas divertidas em Haleiwa e depois do surf sólido em Sunset e, um dia lindo de abertura na competição na Baia Honolua, finalizamos em Ho’okipa em ótimas condições. É realmente uma honra ser considerada uma boa surfista no Havaí e em tal variedade de condições.”, comentou Stephanie. A surfista australiana aproveita as férias para retornar para casa, Austrália, descansar e recarregar energias para o Circuito Mundial ASP 2009. Stephanie Gilmore encerra 2008 com dois títulos mundiais, um titulo Vans Triple Crown e 11 vitórias no circuito WCT (cinco apenas em 2008), resultados que confirmam sua qualidade e o surgimento de mais um ícone do surf feminino mundial. Circuito Mundial ASP 2009: 1 – Stephanie Gilmore (AUS)
Stop Nº 1: Roxy Pro Gold Coast (Feb. 28 – Mar. 11, 2009);
|
Pena Surf Nordeste 2009 | ||
Piauí é a grande novidade do Circuito em 2009 | ||
Uma das novidades do Pena Surf Nordeste será a realização da segunda etapa que rola em Parnaíba - PI na Semana Santa. O Pena Surf Nordeste 2009 tem seu início nos dias 16,17 e 18 de janeiro na Praia do Ronco do Mar. em Paracuru (CE).
O Circuito de 2009 teve algumas alterações e algumas categorias foram retiradas e uma foi alterada. A Estreante foi excluída pelo fato da categoria não fazer parte do Circuito Brasileiro, assim a Federação Cearense de Surf - FCS achou melhor que a mesma não fizesse mais parte do Circuito e a categoria Universitário foi eliminada por já existir um Circuito Nordestino Universitário. A categoria que sofreu alteração foi a Grand Máster que era válida para atletas acima de 40 anos, para o ano de 2009 essa categoria será extinta e entrará a Veteran Máster para atletas acima de 45 anos. A premiação para 2009 teve uma grande melhoria para a categoria Open, pois além da moto 0km para o campeão a Pena premiará o vice-campeão com uma passagem Internacional. O campeão da categoria Júnior continuará recebendo uma moto 0km e os campeões das demais categorias levarão passagens para Fernando de Noronha. Tudo isso faz com que o Circuito Pena Surf Nordeste seja o Circuito amador que tem a melhor premiação do Brasil. Confiram as categorias e o limite de idade: Iniciante: até 14 anos Mirim: até 16 anos Júnior: até 18 anos Sênior: acima de 28 anos Máster: acima de 35 anos Veteran Máster: acima de 45 anos Feminino: qualquer idade Longboard: qualquer idade Open: qualquer idade Expression Session: para convidados Todas as etapas serão transmitidas ao vivo pelo site www.pena.com.br |
Michel Bourez vence a penúltima etapa do WQS 6* em Haleiwa | ||
23/11/2008 | ||
Numa final disputadíssima e de excelentes ondas, o taitiano Michel Bourez garantiu a vitória ao conseguir notas 9.77 e 7.00 e fechar a penúltima etapa do WQS 6* somando 16.77 pontos. Com este resultado o taitiano ‘embolsa’ 15 mil dólares e adiciona 3 mil pontos ao ranking. Na segunda colocação ficou o paranaense Jihad Khord, que mostrou muita concentração e determinação, fechando o Reef Hawaiian Pro com 16.50 (8.00 e 8.50). Jihad soma 2.625 pontos e fatura 7.500 doláres. Na terceira e quarta colocação ficaram os havaianos Kekoa Balcaso e Dusty Payne, com 15.83 e 4.67, respectivamente. Kekoa soma 2.250 pontos e leva 4.500 dólares, já Dusty garante 4.400 dólares e mais 2.138 pontos no ranking do circuito 2008. Muitos tubos e show de surf em Haleiwa, parabéns galera! |
NORDESTINO PROFISSIONAL
Última etapa do Nordestino de Surf Profissional
"Aquax Pranchão Pro" decide tudo na Taíba
Por Chico Padilha, em 18/11/2008
Edvan Silva. Foto Rodrigo Mesquita.
A exemplo de em 2005 ano no qual foi campeão Nordestino de Surf Profissional, o cearense Edvan Silva, líder da temporada após oito etapas, está garantindo vaga na elite nacional SuperSurf, a elite nacional. Mas desta vez ele se beneficia do regional, de forma inédita, estar valendo pontos para a Divisão de acesso Brasil Tour, de quatorze vagas na divisão principal.
Buscando do bi regional, Edvan ao vencer a recente etapa de Fortaleza, entrou no grupo que está se classificando à elite na soma de três de quatro pontuações da Brasil Tour com os dois melhores regionais.
Desta forma passou a ser o também cearense e novo vice líder Thiago de Sousa, quem está garantindo provisoriamente a primeira das três vagas ofertadas ao SuperSurf pelo ANS Tour, circuito da Associação Nordestina de Surf cuja nona e última etapa será também no Ceará: o "Aquax Pranchão Pro", dias 27 e 28 de Dezembro na Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante .
15 pontos
Vice de Edvan em 2005, o atual campeão (2007) Nordestino Messias Félix este ano se manteve na elite nacional SuperSurf sendo nela quarto colocado, mas na disputa do bicampeonato regional aparece apenas em oitavo, dando mais chances da hegemonia cearense de títulos ser mantida pelos outros candidatos ao bicampeonato: o melhor de 2006 Thiago de Sousa, que chega vice na Taíba após subir duas posições, e pelo campeão 2005, o novo líder Edvan Silva que antes de vencer estava em oitavo na tabela e é quem mais chance de manter a hegemonia de quatro temporadas que ele mesmo iniciou em 2005 quando ressurgiu o Nordestino Profissional, de primeira edição, realizada em 1990.
Para liderar, Edvan precisou que tudo desse certo na mais recente etapa, conseguindo transformar a vantagem maior de Thiago em seu favor, ao vencer a disputa em que seu vice foi apenas quarto colocado
É uma vantagem sem folga, pois a partir da segunda fase em que, por serem pré-classificados, provavelmente estrearão, o descarte maior do líder (450 pontos) beneficia o vice ( troca 300 pontos) diminuindo a distância entre eles para apenas quinze pontos, quase um empate técnico pela disputa maior do circuito, o título 2008, o qual também buscam os abaixo Halley Batista, pernambucano terceiro e ex-líder, outro cearense Michel Roque, quarto, e o baiano Rudá Carvalho, atual quinto colocado e único de duas vitórias no ano.
Rudá a exemplo do cearense Roque vai atualmente se garantindo pela Brasileira de Acesso, o que pode colocar outro jovem baiano, Franklin Serpa, no SuperSurf, pois o mesmo é sexto no ranking e hoje dono da terceira vaga nordestina ao SuperSurf depois de Thiago e de Halley Batista, que já tendo mais de seis mil pontos são as maiores ameaças ao bicampeonato de Edvan Silva.
Top 16 do Nordeste
Estreando apenas na segunda fase dos eventos, o grupo dos dezesseis melhores do ano anterior, os chamados "Top 16", são em geral de onde vem a sair o campeão da temporada e, embora seja possível esse tabu ser quebrado, este ano o campeão sairá de um "Top 16",
o que só anima os fora do seleto grupo a buscar nele ingressar após a decisão nas ondas da Taíba.
Quando se trata de grupo seleto de "points" para o surfe, a Praia da Taíba também aparece bem ranqueada, e nela esse período é o mais propício em chances de contar com ondas que combinem boa formação e tamanho, o que se encontra no trecho denominado " Morro do Chapéu, onde o decisivo "Aquax Pranchão Pro" de 1500 pontos ao campeão e vinte mil reais de premiação terá seu palco.
"O Morro do Chapéu fica na paradisíaca Praia da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante. Protegida por mar, sol e dunas, a aconchegante e pequena aldeia de pescadores resistiu ao tempo e é hoje um dos principais destinos turísticos do Ceará. O simples fato de ser realizado em um lugar como o Morro do Chapéu na Taíba, já faz do "Aquax Pranchão Pro" um evento ímpar ", afirma Graziane Carneiro do staff da Aquax, prometendo um evento com ainda mais atrações para coroar o encerramento da rica temporada nordestina: "Além da tradicional infra-estrutura, o "Aquax Pranchão Pro" buscará ser um verdadeiro salto em inovação, criatividade, e organização", afirma ela.
Graziane também ressalta o crescimento do surf enquanto esporte no litoral do estado: " A exemplo do que acontece na capital Fortaleza, o Ceará, em todo seus 578 quilômetros de praia e clima ameno, oferece condições ideais para a prática do esporte. Diariamente milhares de praticantes e simpatizantes buscam o prazer de surfar em praias como a da Taíba" , ela finaliza lembrando o importante papel econômico dos produtos e serviços ligados ao surf para o estado: "Não é à toa que a indústria do surf cearense é destaque em todo o território nacional".
E quando se trata de números no circuito de elite do surf, o Ceará rivaliza em números com Rio de Janeiro e São Paulo, os dois maiores estados da região sudeste e únicos com maior contingente com o Ceará, não a toa já denominado "celeiro de talentos" muitos deles com patrocínio de empresas como Aquax, que entre outros tem em sua equipe Adilton Mariano, de viagem marcada as Ilhas Mentawaii, Indonésia, após ser o campeão das Seletivas Petrobras, na qual sucedeu ao também cearense Méssias Félix, ambos reclassificados pelo SuperSurf e integrantes dos "Top 16" do surf profissional regional.
Brasil Tour
Uma situação curiosa é a do baiano Bruno Galini, integrante do SuperSurf há duas temporadas através do Regional. Galini nem pretendia priorizar seu circuito de origem, como declarou ao vencer à segunda etapa em Salvador,Bahia, e garantir os mesmos 1500 pontos regionais e 500 nacionais em disputa no "Aquax Pranchão Pro".
Sem aparecer mantido no SuperSurf por quaisquer das listas atuais,Galini é efetivamente o primeiro suplente por dois rankings antes do decisivo "Aquax Pranchão Pro", tanto no"ANS Tour" quanto no Brasil Tour, mas neste o ingresso do paulista Hizunomê Betero nas provas finais em Santa Catarina e Ceará, é a mais privilegiada entre os hoje "sem vagas", pois o mesmo ainda possui um resultado zero a descartar no máximo até o evento na paradisíaca Taíba.
SMOLDER CEARENSE DE SURF AMADOR | ||
NOVA DATA PARA O SMOLDER CEARENSE DE SURF AMADOR | ||
A Federação Cearense de Surf informa que a última etapa do SMOLDER CEARENSE DE SURF AMADOR vai acontecer nos dias 21 e 22 de DEZEMBRO, na PRAIA DA TAÍBA. " Queremos dar uma boa condição de surf para os atletas, e tambem todos já devem estar de férias. Temos uma parcería com a Missão Surfistas de Cristo, e eles tem uma base na Taíba. Já vamos fazer o profissional e o nordestino amador em Paracuru, então ficou bem distribuído", afirma Amélio Júnior, da Top 16 Promoções. Premiação Extra: Além das duas passagens internacionais, blocos e pranchas, destinados aos campeões do circuito, a Federação vai sortear entre eles um completo curso de inglês oferecido pela UNS IDIOMAS. Maiores Informações: Top 16 Promoções (85 99868538) |
Onde: Praia do Atalaia - Salinas
Quando: 15 e 16 de novembro
Categorias : Open, Universitário , Gromets e Kite Surf (formato regata)
Valor da inscrição: 30 reais
Contato: 32410282
Premiações :
Open:
Uma moto 0 km, troféu e kit de roupa
Universitário:
prancha, troféu e kit de roupa
Gromets:
troféu , prancha, kit de roupa e um apoio da maui de 6 meses com acessórios mediante a apresentação do boletim a cada 2 meses.
Kite:
Troféu e Kit de roupa
|
| |