quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Trip:

A ENTRADA
Existem três maneiras de entrar no mar na Joa-quina. A primeira é junto às pedras, remando até o outside pelo canal que existe ali (A). Mas tem dias em que o canal some junto às pedras - nessas condições a melhor coisa a fazer é remar rente ao costão e (B, segunda maneira), quando chegar à linha da pedra Careca, remar em diagonal no sentido da ilha do Campeche (C). A terceira maneira é pular das pedras - geralmente os locais fazem isso, principalmente se as ondas estiverem com mais de três pés (nota: só tente esta opção se for um surfista experiente e conhecedor do pico).

AS ONDAS
A praia da Joaquina é conhecida por receber todos os tipos de swell. Mesmo quando a ondulação é pequena e não tem onda nas outras praias, na Joaca sempre há condição. A galera a chama de "termômetro", pois antes de conferir outros picos, muita gente passa por lá para dar uma olhada nas ondas. Com o mar pequeno toda as ondulações funcionam, mas o fundo varia bastante no decorrer das estações do ano. A onda mais constante é a do pico da pedra Careca (1), onde rolam longas esquerdas, boas para manobrar. Quando a bancada está rasa, essa onda pode ser surpreendente. Quando o mar fica grande, a melhor ondulação é a de leste com vento norte, pois predominam as esquerdas com altos tubos atrás das pedras (2). Isso não acontece com a ondulação de sul grande, porque geralmente ela vem alinhada com a praia e as ondas acabam fechando muito. Outra ondulação que funciona bem é a de sudeste, que com certo tamanho gera bons tubos no meio da praia (3).
Quando o swell está realmente grande, quebra a onda do parcel (4). Para surfar ali recomendo o uso de um jet-ski ou de uma prancha grande, porque a onda é muito volumosa e para chegar lá você tem de enfrentar uma arrebentação que é um verdadeiro inferno.

DICAS
Cuidado ao pular das pedras, geralmente a maioria dos surfistas que faz isso é experiente. Fica ainda mais perigoso se a ondulação estiver de sul e a maré cheia. Se estiver rolando altas ondas, não recomendo remar direto para o outside - espere sua vez. Como em qualquer lugar, é só respeitar os locais para ser respeitado.

PALAVRA FINAL
A Joaquina já foi palco de grandes eventos que ficaram marcados no Circuito Mundial. A praia possui um dos melhores potenciais de surf do país, mas temos de prestar atenção ao lado ambiental. A preservação das dunas é essencial para que o fundo de areia continue do mesmo jeito e proporcionando altas ondas.

Nenhum comentário: